Nossos colaboradores


Marly de Menezes

 
Marly de Menezes é doutora na área de Design e Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP, defendendo em 2009 a tese intitulada O uso do computador como meio para a representação do espaço: Estudo de caso na área de ensino do Digital & Virtual Design , onde pesquisou a representação do espaço tridimensional utilizando os meios computacionais dentro da disciplina de Geometria dos Sólidos, no curso de Digital & Virtual Design. Em 2000, obteve o título de mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU/USP com a dissertação intitulada O desenho de arquitetura no tempo - Estudo de caso: conteúdo gráfico de três arquitetos portugueses do século XX , onde pesquisou sobre a representação gráfica do projeto de arquitetura no século XX, em Portugal. Em 1988, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Atualmente é professora da disciplina de Fundamentos de Computação Gráfica do Curso Superior de Desenho de Moda e Coordenadora da área de Extensão da Faculdade Santa Marcelina. Leciona a disciplina de Geometria no curso de Digital & Virtual Design no Istituto Europeo di Design IED/SP. Tem experiência no Ensino de Desenho e na área de Computação Gráfica ministrando aulas nas área de: desenho de arquitetura, representação gráfica da arquitetura, projeto arquitetônico, design, geometria dos sólidos, geometria descritiva, fundamentos da computação gráfica, desenho de observação e desenho técnico. 



Cristina Grenier
Cristina Grenier é mestranda do curso de Design no Centro Universitário Senac-SP. Atua como professora da graduação e pós-graduação na Faculdade Santa Marcelina, onde ministra a disciplina de Planejamento e Desenvolvimento de Coleção. Também ministra o curso de extensão em Design de Bolsas. Possui graduação em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina (2000). Dirigi e coordena a empresa "Grenier Ind. e Com. de Bolsas" desde 2001, onde desenvolve e confecciona diferentes produtos no setor de bolsas e acessórios, para grandes empresas como: Tok & Stok, Track & Field, Klin, Etna, Puc-SP, entre outras.











Melissa Szymanski

Melissa Szymanski é fotógrafa de Moda, formada pela FASM. Participou de diversos cursos em Milão nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life. Trabalhou na Revista Italiana Moda Pelle na execução de editorias e publicidade. Atuamente desenvolve seu trabalho como fotógrafa para as agências de modelo: Ford Models e Way models, em diversas marcas, sites e reportagens.




Michel Seiler
 
Michel Seiler possui graduação em Artes e Comunicaçao pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1982) e mestrado em Artes Visuais pela Associação Santa Marcelina - Faculdades Santa Marcelina (2008). Atualmente é professor da Associação Santa Marcelina - Faculdades Santa Marcelina. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em JOALHERIA.
 


Diogo Lima
 
Diogo Lima possui graduação em Relações Internacionais pela Faculdade Santa Marcelina (2008). Atualmente é pesquisador da Faculdade Santa Marcelina e secretário do Laboratório de Análise Internacional (LAI) da Associação Santa Marcelina. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: relações internacionais, política internacional, prevenção de conflitos, governança global, ONU, Minustah, autoridades locais, cooperação internacional. 

João Paulo Duarte possui graduação, Bacharelado em Relações Internacionais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM). Atualmente é mestrando do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde desenvolve a pesquisa "Guerra ao Terror: uma guerra na sociedade de controle", com auxílio-bolsa CNPq. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional. Desenvolve pesquisas relacionadas ao estudo de terrorismos no século XXI, a partir de analíticas sobre Biopolítica, Sociedade Disciplinar e Sociedade de Controle.



Vera Aguiar
Vera Helena de Aguiar Costa é graduada e pós-graduada em Letras Neolatinas - Francês, Espanhol, Italiano, Latim e Português (USP). Pós-graduada em Tradução(USP) e Tradutora juramentada (Junta Comercial de São Paulo - concurso público). Autora do livro "Le Français est à la Mode", Ed. Plêiade, 1996; e de um Glossário de Moda, na Internet (1988, pela Univ. Anhembi Morumbi). Bolsista do governo francês por um ano (Sorbonne, Paris). Carreira no Estado e profa. de diversas escolas e faculdades particulares (Fac. Sagrado Coração de Jesus, em Bauru; Univ. Mackenzie, e Francês Instrumental na Anhembi Morumbi e Santa Marcelina). Cursos de aperfeiçoamento e participação em congressos e estágios no Brasil e no exterior (França, Canadá e Suiça). Desde 1999 dá aulas nos cursos de Extensão Cultural da Faculdade Santa Marcelina .(francês instrumental). 



João Braga
João Braga é mestre pela PUC, pesquisador, articulista, autor de diversos livros na área de moda e professor de estética, história da arte e história da moda em instituições de ensino de São Paulo, tanto para cursos regulares de graduação e pós-graduação, quanto para cursos livres.










Inês Raphaelian
  
Inês Raphaelian atua como artista plástica, curadora, gestora e produtora cultural e professora universitária. É graduada em Licenciatura em Artes Plásticas pela FAAP (1984) e mestre em Artes Visuais pela FASM (2006). Participou de diversos projetos e comissões da Secretaria Municipal de Cultura como diretora técnica e curadora do Centro Cultural São Paulo e do Museu da Cidade de São Paulo. Como artista plástica participa de exposições no Brasil e exterior desde 1981.





Eliezer Arantes da Costa
Eliezer Arantes da Costa é engenheiro em eletrônica, pelo ITA, e mestre e doutor pela Unicamp. Ocupou posições técnicas, gerenciais e executivas na VALE (ex- Cia. Vale do Rio Doce) e Promon Engenharia. É professor em cursos de pós-graduação e MBA, consultor de empresas em temas de planejamento estratégico e desenvolvimento de negócios, e é Diretor da FutureTrends Consulting Ltda. 












Tanios Toledo El Alam

Tanios Toledo El Alam possui MBA em Gestao Empresarial pela FGV e especialização em TI. Atualmente, com mais de 23 anos de experiência em Tecnologia, é Gerente Sênior da área de Tax IT da PwC.  




Silvia de Lucca


Silvia de Lucca  é mestre em Artes pela USP, Especialista em Composição (Suiça), graduada em Piano e Psicologia. Desde 1992 desenvolve o projeto “Eu adoro música, mas não entendo nada!”. Simultaneamente dedica-se à composição, ao ensino de disciplinas musicais e à busca da conscientização quanto ao papel que os grandes meios de comunicação exercem na concepção musical brasileira. Com esse objetivo tem realizado pesquisas, palestras, entrevistas, publicado artigos, idealizado e coordenado projetos sócio-educativo-culturais.





Sérgio Casoy


Sérgio Casoy foi professor de História da Ópera I, II, III e IV na ECA/USP entre 2004-08; colaborador na área de música lírica na Radio e TV Cultura entre 1990 e 2007; autor dos livros Ópera em São Paulo, A Invenção da Ópera, Contos de Óperas e Cantos, Óperas e Outros Cantares. Detentor do The Puccini International Award. (Minist.Relações Ext.Itália)

 
 


Lívia Maria Villela de Mello Motta

Lívia Maria Villela de Mello Motta é professora doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC de São Paulo, com parte de seu doutoramento feito na Universidade de Birmingham, Reino Unido. Trabalha como audiodescritora e professora de cursos de audiodescrição desde 2005, sendo responsável pela elaboração de roteiros e formação de audiodescritores no Teatro Vivo, o primeiro teatro brasileiro com acessibilidade para pessoas com deficiência visual. É consultora do MEC/UNESCO e criadora do site/blog: VER COM PALAVRAS. Organizou junto com Paulo Romeu Filho o primeiro livro brasileiro sobre o tema: AUDIODESCRIÇÃO: TRANSFORMANDO IMAGENS EM PALAVRAS.











Sancley Lopes Gondim é Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia N. Sra. Medianeira SP; Bacharel em História pela FFLCH da Universidade de São Paulo; Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia N. Sra. Assunção e Mestre em Direito Canônico pela Universidade Lateranense (Roma).





João Baptista Novelli Junior é professor de desenho desde 1990, é pós-graduado e mestre em Artes Visuais pela FASM, leciona na instituição no Curso de Moda a disciplina Desenho de Observação I, desde 1995.