quarta-feira, 28 de março de 2012

Zeitgestalt: Laboratório de Análise e Performance Musical


Zeitgestalt: Laboratório de Análise e Performance Musical.
Carga horária 12h

Profa. Dra. Margarida Tamaki Fukuda

Segundas-feiras, das 13h30 às 14h30

Período do curso 9 de abril até 25 de junho

Data para inscrição de 29 de março a 3 de abril.

Valores:
Matrícula R$45,00,
4 parcelas de R$241,00
desconto de10% para alunos fasm

pré-requisitos sugeridos
Domínio técnico de repertório de nível médio, conhecimentos de teoria e de harmonia. Interesse pela área de análise e de estudos de fraseado e interpretação.

sinopse do curso
O curso tem como objetivo introduzir a ideia de Zeitgestalt (Forma como processo temporal), contida no livro Denken und Spielen (Pensar e Tocar), escrito por dois autores alemães, o pianista Jürgen Uhde e a filósofa Renate Wieland, cuja obra está voltada para o estudo dos aspectos da interpretação musical.
O conceito de Zeitgestalt será aplicado pelos participantes em seus instrumentos, em repertório por eles escolhido, procurando auxiliar a compreensão de fraseados e sinais de dinâmica e agógica, tanto daqueles já impressos como dos não impressos em uma partitura.
As aulas visam ainda fornecer elementos para desvendar as diversas possibilidades de interpretação que uma partitura permite, e propiciar a compreensão do processo interior de uma obra musical, os impulsos e tensões nela contidos.

Curriculum do docente
Margarida Fukuda é pianista, camerista e professora formada pela FASM, com especialização na Alemanha. Mestre em Comunicação e Semiótica (Artes) pela PUC/SP e Doutora em Artes (Musicologia) pela ECA-USP. Professora na FASM desde 1985 e na EMM desde 1990.

Para maiores informações consulte:
www.fasm.edu.br
http://fasmextensao.blogspot.com/
Telefone: 11-3824-5800 ramais 856 / 863
email: extensao@fasm.edu.br

Faculdade Santa Marcelina
Rua Dr. Emílio Ribas, 89 - Perdizes

Nenhum comentário:

Postar um comentário